PSICOLOGIA DAS CORES - AZUL

Hoje mais um post sobre a Psicologia das Cores, assunto muito importante para quem lida com arte, design, arquitetura, gastronomia entre outras áreas criativas.
Já fiz um post com uma introdução geral (clique aqui),  o post sobre a psicologia do Vermelho (clique aqui) e o post sobre a psicologia do Amarelo (clique aqui).



Hoje, chegou a vez de falarmos sobre a Psicologia da Cor Azul!

O azul é associado à harmonia e ao equilíbrio, pois do ponto de vista psicológico fica distante do vermelho, que representa a paixão e os sentimentos radicais.
Não à toa, o azul é uma das cores associadas à paz.
É também percebido como uma cor fria, porque nossa pele fica azulada quando estamos com frio.
O gelo e a neve também apresentam uma cintilação que beira ao azul.
Nos ambientes, o azul causa uma sensação de espaço aberto, pois as montanhas ficam azuladas no horizonte e esta também é a cor do céu.
Espaços abertos permitem a entrada de frieza, sendo assim o azul é uma cor pouco aconchegante.
Na tradição antiga, o azul era uma cor que simbolizava o feminino, por passar a sensação de algo passivo, plácido e introvertido. Além disso, a água também está no domínio do feminino.
Atualmente, o azul é mais associado ao masculino, já que o feminino passou a ser vermelho e estas são cores, em vários sentidos, opostas.
Esta sensação de passividade leva o azul a ser a cor mais usada em embalagens de produtos para dormir, tranquilizantes, roupas de cama, pijamas e camisolas. Por isso, o azul também é a cor do sono e dos sonhos.
No processo de criação da bandeira da União Européia, continente com grandes contrastes culturais, o azul foi a cor escolhida pois não pertence a nenhum partido ou conotação específicos. Assim, atualmente, o azul também é a cor da Europa.


Combinações com a cor azul
Geralmente as combinações com azul nos trazem sentimentos e associações positivas.

OBS: Esta matéria foi tirada do post Psicologia das Cores by Matilda Filmes. 





Para ver mais sobre COR, clique aqui!




Bjo bjo

CONVERSATION

0 COMENTÁRIOS::

Postar um comentário

Faça seu comentário.