PSICOLOGIA DAS CORES



As cores interferem na imagem perante as pessoas, representando o que elas sentem, pensam ou acreditam. Elas podem tranquilizar, estimular, dar prazer ou mesmo deprimir. 

A cor tem muito a ver com as nossas preferências pessoais, com as nossas experiências, educação, e até mesmo com as nossas diferenças culturais.


Este significado das cores serve para a moda, decoração, publicidade, design de produtos e até gastronomia. Muitas vezes, até na hora da compra de um produto, a escolha tem relação com as cores.


No mundo da moda busca-se uma harmonização das cores com a coloração pessoal.

Algumas cores podem fazer as pessoas ficarem amarelas e pálidas outras realçam a beleza natural da cor da pele ou dos olhos. 
Para saber as cores ideais para cada tipo de pessoa, o analista faz uma seleção das cores que a pessoa deve usar. A intensidade, o valor e o sub tom das cores precisam estar em sintonia.
A hemoglobina, a melanina e a carotina são os três pigmentos que definem a coloração de uma pessoa, que se identifica pelo tom de pele, cor dos cabelos e dos olhos.
As cores quentes são mais luminosas, e as cores frias menos. 
As cores claras passam a mensagem de uma pessoa romântica, gentil, e informal. 
As cores escuras transmitem autoridade e audácia. 
As cores intermediárias são cores clássicas e neutras – entre o masculino e o feminino.



As cores nos passam mensagens pela reação que causam nas pessoas. 

A cor vermelha é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, sensual, orgulho, violência, agressividade, arrogância e intolerante.
O azul é a cor do respeito, da confiança, da estabilidade. Transmite dignidade e civilidade. Representa uma personalidade honesta, conservadora e atenciosa. Por outro lado representa também a depressão, frieza, idealismo, obscenidade, medo, passividade, rigidez, hipocrisia, emocionalmente instável.
A cor rosa é alegre, divertida, significa beleza, a boa saúde, sensualidade e também romantismo. Tem conotação positiva e é a cor universal do amor. Possui uma personalidade gentil, afetuosa, feminina, romântica, apaixonada.
A cor laranja é quente como o amarelo e o vermelho. É uma cor audaciosa. Possui personalidade extrovertida e prática. É ideal para ser usada em festas.
A cor amarela é estimulante e simboliza o otimismo. Possui uma personalidade receptível, alegre, criativa e ocupada. Ideal para o uso na venda de produtos.
verde significa a juventude, esperança, calma, amigável, harmonia, responsabilidade. Possui personalidade receptiva, equilibrada e deve ser usada para datas românticas.
O violeta significa prosperidade, nobreza, respeito, reflete personalidades que são criativas e inteligentes.
A cor preta está associada a ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia. A cor possui um valor de certa sofisticação e luxo. Possui personalidade dramática, chique, forte, elegante e feminina.
O branco refere-se à paz, a calma, a confiança, a limpeza, a expressividade. Traz a sensação de mudança. Personalidade calma, conservadora.
A cor marrom é informal e está relacionada à humildade. Cor neutra que não transmite muita atenção. Personalidade bem-sucedida, confiável e segura.
O cinza pode simbolizar o medo ou a depressão, mas também é a cor do refinamento, ligada à filosofia. Possui personalidade poderosa, autoritária e controladora. É ideal para ser usada em atividades criativas e reuniões de negócios.


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