PSICOLOGIA DAS CORES - VERMELHO

Em dezembro do ano passado eu fiz um post falando sobre a PSICOLOGIA DAS CORES. Para ler clique aqui!

Hoje vou falar especificamente sobre a psicologia da cor Vermelho.



Psicologia da cor vermelho
O simbolismo do vermelho possui associação forte ao fogo e ao sangue, os quais possuem um caráter existencial em todas as culturas. Assim, sentimentos e sensações transmitidos pelo vermelho tendem a ser compartilhados por pessoas de todo o mundo e através dos tempos.
O vermelho é a cor que representa as paixões, do amor ao ódio, das boas às más intenções. É também a cor do erotismo e da sedução. Não à toa, também é associado a coisas proibidas e imorais.
Quando o sangue sobe para a cabeça, o rosto fica vermelho. Isso pode acontecer com nervosismo, timidez, raiva, entre outras emoções fortes.
O fogo, embora possa ter diversas cores, é tido como vermelho. Quando um metal fica quente, ele fica vermelho. Por isso o vermelho tão associado ao calor.
Na tradição antiga, o vermelho era considerado uma cor masculina, já que representa a cor da força, da atividade e da agressividade.
Era a cor usada em pinturas corporais por indígenas brasileiros antes de ir para a guerra e também para cerimônias religiosas.
De certa forma, o vermelho é mudança e é o oposto do azul, que tende ao passivo e ao delicado.
Não à toa, o vermelho é adotado por grande parte dos movimentos reformistas, entre comunistas, socialistas, sindicalistas e partidos de esquerda em geral, e nunca por partidos conservadores ou pautas reacionárias.
Por esta razão, na luta por direitos das mulheres, o vermelho passou a ser associado ao feminino. Para se ter uma ideia, somente 5% dos entrevistados por Eva Heller (socióloga alemã Eva Heller cujo seus estudos são atualmente considerados essenciais para pessoas que trabalham profissionalmente com cores, seja em Artes Visuais ou mesmo terapias baseadas em cores.)atualmente citam o vermelho como cor masculina, enquanto 25% o consideram uma cor feminina.
O vermelho é considerado também a cor da justiça. No imaginário ocidental, sangue se paga com sangue. Nas cidades medievais, em dias de julgamentos, eram içadas bandeiras vermelhas, as sentenças eram assinadas pelo juiz com tinta vermelha e os carrascos vestiam-se de vermelho.
Até hoje, ao corrigir provas nas escolas, os professores usam a caneta vermelha.  
Além disso, vermelho é a cor do dinamismo, da tomada de decisão. A Coca-Cola aproveita-se bastante desta simbologia, pois nenhuma cor cairia melhor para um refrigerante com efeito estimulante. O Papai Noel, que na tradição nórdica era marrom ou verde, passou a ser vermelho por causa da Coca-Cola. E tornou-se símbolo da maior data do comércio na maioria dos países do mundo.
Por motivos semelhantes, o vermelho é uma das principais escolhas para embalagens de cigarros, pois passa a impressão de fumantes dinâmicos. É a primeira cor que vem à mente quando você pensa em uma Ferrari. E é a cor preferida para batons femininos.


Combinações com a cor vermelho
A cor vermelho tende a um significado bastante universal, embora suas combinações tenham uma natureza ambígua.

OBS: Esta matéria foi tirada do post Psicologia das Cores by Matilda Filmes. 

Para ver mais sobre COR, clique aqui!

Bjo bjo






CONVERSATION

0 COMENTÁRIOS::

Postar um comentário

Faça seu comentário.