PSICOLOGIA DAS CORES - AMARELO


Já fiz post sobre a Psicologia do Vermelho, para ler clique aqui!

Hoje vamos falar sobre a Psicologia da Cor Amarelo.




Uma das cores primárias, o amarelo é a cor favorita de 6% das pessoas, enquanto 7% dizem detestá-la. Com o passar da idade, o apreço pelo amarelo aumenta, fato que também acontece com outras cores luminosas.

No que se refere ao significado, o amarelo é uma cor ambígua. Ao mesmo tempo em que é associada à recreação, à jovialidade e ao otimismo, também o é ao ciúme e à hipocrisia.
Por isso, para denotar sentimentos mais específicos, é bastante importante analisar o amarelo em conjunto com outras cores.
Assim, a cor dos otimistas é o amarelo, pois possui uma disposição ensolarada. Além disso, esta cor é lúdica e irradia como um sorriso. Mas, ao mesmo tempo, o amarelo também é a cor da cobiça desmedida e de sentimentos que causam a raiva.
Segundo a doutrina cristã, a inveja e a cobiça são dois dos sete pecados capitais, facetas do egoísmo, e são associadas ao amarelo.
Além disso, é possível dizer que o azedo, o refrescante e o amargo são sensações do paladar atribuídas ao amarelo. Isso porque associamos o amarelo ao limão, uma fruta ácida e azeda.
O nojo e o impuro são amarelos. Dizemos que a pessoa que está sem graça tem um sorriso amarelo. Quando personagens nos desenhos animados ficam doentes, são representados com a cor amarelo.
Por conta de sua simbologia, o amarelo está presente em muitos detalhes da nossa vida e dia a dia. No futebol, por exemplo, as advertências são feitas com um cartão amarelo. Já em um navio, o içamento de uma bandeira amarela sinaliza a eclosão de uma epidemia. Na Idade Média, se uma bandeira amarela fosse hasteada em uma cidade, significava que naquele local havia eclodido a peste.
O significado político do amarelo também é negativo, pois é considerado como a cor dos traidores e dos indecisos. A prova disso é que ainda não existiu nenhum partido que se autodenominasse “os amarelos”.


Combinações com a cor amarelo
As combinações com o amarelo podem resultar em sentimentos e sensações completamente diferentes, por isso é necessário ter bastante atenção ao empregá-lo.


OBS: Esta matéria foi tirada do post Psicologia das Cores by Matilda Filmes. 






Para ver mais sobre COR, clique aqui!





Bjo bjo




CONVERSATION

0 COMENTÁRIOS::

Postar um comentário

Faça seu comentário.