OS PLISSADOS DA ALTA COSTURA

Como já falei por aqui, estou fazendo um curso de Design de Moda para agregar conteúdo para o meu trabalho aqui no site.
Esta semana fiz um série de 3 matérias sobre Tecidos na Moda x Decor. Para ver clique aqui.
E hoje, preciso mostrar para vocês esta matéria incrível que a minha professora Denise nos enviou para ler e que eu vou compartilhar com aqui no site.
Eu literalmente copiei a matéria inteira do site Divaholic, pois acho que foi a matéria mais legal sobre moda que já li na minha vida. Parabéns pessoal do Divaholic!
Eu nunca tinha parado para pensar em como seria a confecção dos tecidos plissados, e jamais imaginaria conhecer este trabalho maravilhoso do Ateliê Lognon.


O Lognon, é o ateliê de plissado do século 19 que sobreviveu aos tempos modernos.


Pregas de altíssima qualidade e clientes de altíssimo padrão como ChanelChristian Dior e Hermés. Situado em Paris, o Ateliers Gérard Lognon vem por 4 gerações de uma tradição familiar que se iniciou no reinado de Napoleão III. O talento é indescritível e o aprendizado foi adquirido com os antepassados.

 


Delicadamente os tecidos são dobrados para a alta costura, figurinos de cinema e ópera. Para criar os padrões complexos nos tecidos, são utilizados apenas moldes de papelão e uma máquina de vapor, a tecnologia já começou a ser incorporada no processo, e a empresa que antes empregava 60 pessoas hoje emprega 11. Primeiro o material é colocado entre dois moldes de papel kraft que vão para o forno de vapor durante uma hora, e então após ser removido do molde sutilmente, resulta em padrões sofisticados. O grande tesouro são os 3 mil moldes empilhados verticalmente em prateleiras, desenhados e feitos a mão, alguns existem há 1 século.


Veja AQUI o video sobre o ATELIER GERARD LOGNON e todo processo de confecção dos plissados maravilhosos.

Atualmente Lognon faz parte da Paraffection, empresa controlada pela Chanel, que preserva e promove as habilidades e heranças, o artesanato, fabricação e oficinas de artesanato de moda. Para Gérard, o criador de plissados, é importante ser reativo e inovar, isso é muito criativo para os shows e para a produção. O plisseur ajuda a criar coleções de costura e prêt-à-porter desde a década de 40. 




  
O que permitiu que o ateliê de Lognon não fosse engolido pela produção mecanizada, e continuasse através dos tempos, foi a alta qualidade das pregas, se estabelecendo como um dos últimos fabricantes de plissados em Paris e um elo vital para habilidade artesanal.


          

Quando eu acabei de ler a matéria e de assistir os 3 vídeos, juro que fiquei impressionada com tamanha qualidade e beleza.
Vocês viram a maravilha destes plissados? 
Verdadeiras obras de arte. Amei!!!
Para ver mais sobre MODA, clique aqui!
Bjo bjo

CONVERSATION

0 COMENTÁRIOS::

Postar um comentário

Faça seu comentário.

PESQUISE este blog

Instagram

@casacommoda