DIFERENÇA ENTRE MDF E MDP


Muita gente me pergunta sobre a diferença entre MDF e MDP, e por isso eu decidi fazer este post.
Antes de me formar em Design de Interiores e de fazer o curso de atualização em Design de Mobiliário eu também tinha esta dúvida e achava que o MDP era o antigo aglomerado. Mas estava muito enganada.


Tanto o MDF quanto o MDP são derivados de madeiras de reflorestamento (eucalipto e pínus) e são fabricadas com o mesmo padrão tecnológico.

MDF
Medium Density Fiberboard
O MDF tem seu miolo produzido com fibras de madeira aglutinadas com resina sintética, tornando o material denso e uniforme.
Devido a isso o material fica mais homogêneo,  permitindo fazer cortes em baixo relevo e por ter um índice de absorção pequeno, possibilita a aplicação de vários tipos de revestimentos e uma boa pintura com laca.


MDP
Medium Density Particleboard
O MDP tem seu miolo composto de partículas de madeira em três camadas. No meio uma mais grossa e nas extremidades duas camadas mais finas.
Esta mistura das diferentes camadas deixa o MDP com grande resistência estrutural, deixando o produto mais leve, diminuindo as chances de empenamento e aumentando a resistência na hora de colocar ou tirar parafusos.
Ele é usado para projetos de linhas mais retas como prateleiras, laterais de móveis e portas, que não possuam cortes ou desenhos de baixo relevo.
Devido a todos estes fatores, o MDP é muito superior ao antigo aglomerado.

Portanto, os dois produtos são muito bons, quando usados de forma correta.
Agora, assim como eu, vocês já sabem a diferença entre os dois materiais, o que ajuda muito na hora de conversar com o seu marceneiro ou projetista da loja de planejados.
Bjo bjo


CONVERSATION

0 COMENTÁRIOS::

Postar um comentário

Faça seu comentário.