O QUE É DRYWALL E COMO APLICÁ-LO

O drywall é uma técnica de construção bastante utilizada nos Estados Unidos e Europa e que está se popularizando no Brasil. Ela não substitui a alvenaria, pois não serve para ser estrutural, de acordo com Helena Rodrigues, arquiteta na GypCenter e responsável pelo canal mundo do steel frame. 

“Basicamente, o drywall é uma parede para vedação interna”, afirma a especialista. Portanto, ele serve para dividir ambientes, isolar o ruído, montar uma estante, etc. Esse tipo de parede é feita de chapa dupla, e o seu vão pode ser preenchido com sistemas hidráulicas, elétricos e enchimentos para garantir o isolamento térmico e acústico. 



Vantagens do drywall
O drywall é bastante versátil, o que faz com que possa ser usado em diversas situações. Além disso, ele é um material leve e barato. Para manuseá-lo é preciso menos operários e a obra é mais rápida do que em construções de alvenaria. 

Outro aspecto positivo é que a técnica é sustentável. Os produtos usados podem ser reciclados e o consumo de água é em média de 10L/m². Para efeito de comparação, uma construção ou reforma tradicional gasta cerca de 500 L/m². 


Tipos de drywall e aplicações
Existem três tipos de parede de drywall. A branca é a padrão e serve para ser usada em forros e locais secos. Já a placa verde tem em sua composição fungicida e silicone, sendo por esse motivo ideal para áreas úmidas, como banheiros, lavanderias e cozinhas. A parede rosa possui fibra de vidro, o que faz com que seja ainda mais resistente ao calor. Esse tipo de placa é bastante utilizado nas bancadas de cooktop. 

No mercado especializado, é possível encontrar painéis de drywall prontos que dispensam acabamento. Pela casa, as chapas podem ser usadas para dividir ambientes, como por exemplo na sala.

A técnica pode ser aplicada ainda para criar paredes acústicas em salas de reunião, auditório e cinema. Além disso, ela pode ser usada para montar forros e no teto para servir de apoio à iluminação. 

A diversidade de funcionalidades do drywall é tão grande que ele caiu no gosto dos brasileiros. Tanto em residências, escritórios e ambientes comerciais, as placas têm sido muito usadas. 


Sabe a diferença entre o gesso e o drywall?

Gesso: As placas de gesso são pequenas, e é comum medirem em torno de 60 x 60 cm. São facilmente empregadas em obras, tanto em teto como em parede.

Drywall: As placas de Drywall são bem maiores que as de gesso, é comum encontra-las no tamanho de 1.20 x 1.80m. São bem mais resistentes que o gesso comum, sua estrutura colabora para um isolamento acústico melhor e também na facilidade de sua fixação.

Portanto, pelo que podemos ver, o drywall tem algumas vantagens a mais do que o gesso, e é perfeito para uma obra rápida e limpa.

Bjo bjo

CONVERSATION

0 COMENTÁRIOS::

Postar um comentário

Faça seu comentário.