Com tantos problemas ambientais e climáticos que estamos vivendo, nos obrigamos a
repensar a nossa forma de viver e começar a viver tempos onde preservar a
natureza e consumir menos é uma questão de necessidade.
E é aí que
entra a Tendência Eco-Friendly.
O termo se
refere à ações políticas, comportamento humano, produtos e serviços que tem
como objetivo principal causar o mínimo de danos à natureza. É adotar um
comportamento sustentável e verde.
www.medium.com
Hoje já
podemos ver diversos exemplos de produtos e serviços eco-friendly no ramos da
moda e da decoração com tecidos e
materiais feitos com matéiras primas recilcadas de outros materiais. Exemplo:
tecidos feitos com garrafas pet e outros plásticos reciclados, diminuindo assim
a quantidades destes produtos espalhados pela natureza.
Vários
estilistas internacionais e nacionais já estão engajados nesta causa.
www.nuenergy.org
Uma das
primeiras a tomar frente neste novo comportamento foi a estilista Vivienne
Westwood. Segundo ela, a moda
vai e vem muito rápido. Ela gostaria de não ter que produzir tantas coleções,
seguindo antigos “conselhos” da lendária Coco Chanel, que não se conformava com
as mulheres que dispensavam um guarda-roupa inteiro a cada estação. “A atitude
denota muito dinheiro, mas pouco estilo”, dizia Chanel.
Anna Wintor, atual editora-chefe da edição
norte-americana da revista Vogue, foi uma das primeiras a citar em um editorial o tema moda ligado
à ecologia. Para ela, “fashion não é sobre olhar para trás, é sobre olhar para
frente”.
Um novo conceito em sinônimo de glamour,
originalidade e responsabilidade, que deram início a criação de uma nova cadeia
de produção de moda, voltada, justamente, para o olhar “a frente”.
Na
arquitetura e decoração, cada vez mais profissionais e clientes estão
interessados em construir lares e estilo de vida eco-friendly.
www.
homesthetics.net
www.inoutside.com.au
Hoje
também já podemos encontrar produtos de limpeza 100% naturais e biodegradáveis,
diminuído cada vez mais a agressão ao meio ambiente.
As redes
de supermercados também aderiram à esta tendência, diminuindo o uso de sacolas
plásticas e incentivando os consumidores a usarem as sacolas recicláveis.
Outro
setor que já transformou esta tendência em um novo comportamento foi o setor
hoteleiro, onde muitos resorts e hotéis, por meio de reciclagem, economizam
energia e água.
www.quintadapacheca.com
Mas além
da tendência eco-friendly, temos uma outra tendência sustentável que está
invadindo o nosso modo de consumir e viver.
Já ouviu
falar em Upcycling?
A união do up com o cycling (reciclagem) significa dar um status
novo e melhor a algo que acabaria, injustamente, no lixo. A diferença é
que o material a ser reaproveitado não precisa ser desfeito para renascer .
É uma reutilização com qualidade e originalidade dos materiais que merecem
uma segunda chance.
O objetivo do upcycling é evitar o
desperdício de materiais que ainda têm utilidade, sem ter que criar novas
matérias primas, diminuindo assim o consumo de recursos e energia, a poluição
do ar e da água e as emissões de gases de efeito estufa. O mais
interessante é que, muitas vezes, o produto acabado torna-se mais
prático, valioso e bonito do que era antes.
E então, depois de ler este post, que
tal se juntar à esta turma e começar a pensar mais na natureza?
Bjo bjo
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