A TENDÊNCIA ECO-FRIENDLY


Com tantos problemas ambientais e climáticos que estamos vivendo, nos obrigamos a repensar a nossa forma de viver e começar a viver tempos onde preservar a natureza e consumir menos é uma questão de necessidade.

E é aí que entra a Tendência Eco-Friendly.

O termo se refere à ações políticas, comportamento humano, produtos e serviços que tem como objetivo principal causar o mínimo de danos à natureza. É adotar um comportamento sustentável e verde.

www.medium.com

Hoje já podemos ver diversos exemplos de produtos e serviços eco-friendly no ramos da moda e  da decoração com tecidos e materiais feitos com matéiras primas recilcadas de outros materiais. Exemplo: tecidos feitos com garrafas pet e outros plásticos reciclados, diminuindo assim a quantidades destes produtos espalhados pela natureza.
Vários estilistas internacionais e nacionais já estão engajados nesta causa.

www.nuenergy.org

Uma das primeiras a tomar frente neste novo comportamento foi a estilista Vivienne Westwood. Segundo ela, a moda vai e vem muito rápido. Ela gostaria de não ter que produzir tantas coleções, seguindo antigos “conselhos” da lendária Coco Chanel, que não se conformava com as mulheres que dispensavam um guarda-roupa inteiro a cada estação. “A atitude denota muito dinheiro, mas pouco estilo”, dizia Chanel.


Anna Wintor, atual editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue, foi uma das primeiras a citar em um editorial o tema moda ligado à ecologia. Para ela, “fashion não é sobre olhar para trás, é sobre olhar para frente”.
Um novo conceito em sinônimo de glamour, originalidade e responsabilidade, que deram início a criação de uma nova cadeia de produção de moda, voltada, justamente, para o olhar “a frente”.

Na arquitetura e decoração, cada vez mais profissionais e clientes estão interessados em construir lares e estilo de vida eco-friendly.


www. homesthetics.net

www.inoutside.com.au

Hoje também já podemos encontrar produtos de limpeza 100% naturais e biodegradáveis, diminuído cada vez mais a agressão ao meio ambiente.
As redes de supermercados também aderiram à esta tendência, diminuindo o uso de sacolas plásticas e incentivando os consumidores a usarem as sacolas recicláveis.
Outro setor que já transformou esta tendência em um novo comportamento foi o setor hoteleiro, onde muitos resorts e hotéis, por meio de reciclagem, economizam energia e água.

www.quintadapacheca.com

Mas além da tendência eco-friendly, temos uma outra tendência sustentável que está invadindo o nosso modo de consumir e viver.
Já ouviu falar em Upcycling?
A união do up com o  cycling (reciclagem) significa dar um status novo e melhor a algo que acabaria, injustamente, no lixo. A diferença é que o material a ser reaproveitado não precisa ser desfeito para renascer . É uma reutilização com qualidade e originalidade dos materiais que merecem uma segunda chance.
O objetivo do upcycling é evitar o desperdício de materiais que ainda têm utilidade, sem ter que criar novas matérias primas, diminuindo assim o consumo de recursos e energia, a poluição do ar e da água e as emissões de gases de efeito estufa. O mais interessante é que, muitas vezes, o produto acabado torna-se mais prático, valioso e bonito do que era antes.
E então, depois de ler este post, que tal se juntar à esta turma e começar a pensar mais na natureza?
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Bjo bjo

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