DIÁRIO DE VIAGEM - ROTTERDAM, HOLANDA

E hoje o último post sobre a minha viagem para Barcelona, Amsterdam e Rotterdam.
Agora chegou a vez de Rotterdam!
Na outra vez que viajei para Amsterdam, eu passei por Rotterdam, mas não entrei na cidade, e fiquei com uma super vontade de voltar para a Holanda para conhecer.
Como a vida nos faz surpresas muito boas,  desta vez, mesmo sem programar, acabei conhecendo e amando Rotterdam.
Fomos visitar os primos da minha amiga, e passamos um dia delicioso por lá.
No início da tarde pegamos o trem na estação central de Amsterdam e em mais ou menos 40 minutos de uma viagem com lindas paisagens, chegamos à Rotterdam.

Eu tinha certeza que iria gostar, mas não esperava gostar tanto.
Eu sabia que Rotterdam era famosa pelo seu enorme porto, mas nunca imaginei que era uma cidade tão moderna e voltada para o design.
Claro que tem a parte antiga da cidade, que não foi destruída na Segunda Guerra Mundial e que lembra bastante a linda Amsterdam. Mas a parte que foi e está sendo reconstruída, tem projetos modernos e super diferentes.
Logo de cara desembarcamos na recém reinaugurada estação central de Rotterdam que tem um projeto súper legal!

Via:GoogleImagens

De lá, fomos conhecer um pouco da cidade de carro, pois além do frio intenso, chuviscava na cidade.
Passeamos pela parte antiga, pela parte nova e pela região do porto.

Depois fomos conhecer o recém inaugurado Markthal Rotterdam, que é o mercado central da cidade projetado pelo escritório MVRDV.
O magnífico prédio é uma combinação de mercado coberto com habitação.
O telhado do mercado em forma de ferradura é feito por um arco onde se encontram 228 apartamentos, além de 4 andares de estacionamento no subsolo.
O interior do mercado é simplesmente fantástico.
As duas entradas são feitas com paredes totalmente envidraçadas e por dentro, o teto e as paredes laterais tem uma obra de arte chamada Horn of Plenty, protejada por Arno Coen e Iris Roskam. Ela é um mural com projeções digitais de frutas, grãos e algumas espécies animais em cores fortes que simplesmente deixam a gente hipnotizada.
Fora tudo isso, as bancas são lindas e super organizadas. Lá tem também alguns pequenos restaurantes super charmosos.

Via:GoogleImagens

De lá fomos para o Kubus Huis, que são as casas cubo.
Fica praticamente ao lado do Markthal e é um projeto mega ousado e bem legal!
Inaugurado em 1984 o projeto tem quarenta casas que foram inclinadas a 45graus formando cubos inclinados.
Eu não tive tempo de entrar, mas sei que uma das casas está aberta para visitação. Peguei uma foto na internet para  mostrar a parte interna, que não fica inclinada.

Via:GoogleImagens

Depois fomos fazer um happy hour ( 17hs e já estava super escuro) no Puerto tapas y vino, charmoso bar perto das casas cubo e na beira de um canal.
Lugar super animado que serve tapas e vinhos deliciosos. Vale a pena conhecer. Nos dias mais quentes tem mesas externas de frente para o canal, um charme!

Mais tarde fomos rapidamente conhecer o maravilhoso Hotel New York, na região do porto.
Localizado na antiga sede da Holland America Line, de onde partiam milhares de pessoas para se aventurar na América.
O último navio partiu de Rotterdam rumo a Nova York no ano de 1971 e após alguns anos vazia, em 1993 a antiga sede se transformou no lindo Hotel New York.
O hotel tem um bar lindo e super animado, mas infelizmente só ficamos uns minutinhos.

Via:GoogleImagens

Pensam que o nosso dia acabou por aí?
De jeito nenhum!
Para fechar Rotterdam com chave de ouro, fomos jantar no badalado restaurante Las Palmas, do famoso chef Herman den Blijker. Ele fica pertinho do Hotel New York.
A noite foi uma delícia! O restaurante é lindo, o atendimento impecável, a comida maravilhosa e as companhias super agradáveis.

E depois deste dia maravilhoso, voltamos para Amsterdam, com um gostinho de quero mais Rotterdam...

Bom, os post sobre esta linda viagem acabaram, mas se Deus quiser, muito em breve terei mais viagens para mostrar para vocês!
Quer ver todos os posts DIÁRIO DE VIAGEM? Clique aqui!
Para hospedagens, clique aqui!