DIÁRIO DE VIAGEM - TEMPLE EXPIATORI DE LA SAGRADA FAMÍLIA


Oi gente!
E hoje mais um post sobre minha viagem de férias para a Europa agora em novembro.
Hoje vou falar sobre minha visita à parte interna da Sagrada Família, minha obra preferida de Gaudí . Preparem-se, o post está enorme!


Em janeiro do ano passado eu estive em Barcelona e na volta, fiz um post sobre as minhas 4 obras preferidas de Gaudí. Lá eu também falo resumidamente sobre cada uma delas. Para ler clique aqui!
No ano passado eu acabei não fazendo a visita dentro da Sagrada Família, pois a fila estava enorme e eu e o meu marido optamos por passear e aproveitar a cidade.
Mas desta vez eu e minha amiga resolvemos encarar a fila, que era grande mas andou bem rápido, e viver momentos mágicos dentro deste lugar maravilhoso.
Por ser uma obra grandiosa, um projeto único e em constante evolução, a Sagrada Família é um dos monumentos mais visitados no mundo.
É uma oportunidade de conhecer uma das obras mais maravilhosas do gênio do modernismo e se emocionar por testemunhar um templo em construção. 
Por ser um templo expiatório, isto é, que é construído com donativos dos fiéis e dinheiro arrecadado na venda dos ingressos, a obra não anda em um ritmo tão acelerado e tem previsão  de conclusão até 2030. Antes a previsão era 2026, no centenário da morte da Gaudí.

HISTÓRIA:
Gaudí assumiu a obra em 1883, com 31 anos de idade, e ficou a frente do projeto até sua morte em 10 de junho de 1926, quando foi atropelado por um bonde.
Antes de Gaudí, o projeto da Sagrada Família era em estilo gótico, mas ele queria mais. Queria que o templo fosse um monumento dedicado a Deus.
Primeiramente foi construída uma cripta, mas com uma doação anônima de um valor vultoso, ele resolveu mudar o projeto e construir algo grandioso e inovador.
Em 1892, Gaudí começou a trabalhar na fachada Naixement (Natividade) e depois elaborou o projeto da fachada Passió (Paixão) e da fachada Glória.

O PROJETO:
O templo tem uma planta em forma de cruz, e terá 18 torres, 4 em cada uma das 3 fachadas (totalizando 12, representando os apóstolos), 1 no centro representando Jesus (com 170m de altura) e outras 4 que representam os evangelistas e a Virgem Maria.
Externamente, os 4 cantos do templo representam os pontos cardinais e as estações do ano, os jejuns cristãos, ordens sacerdotais, as virtudes e os símbolos de Jesus.



FACHADA DA NATIVIDADE
Fica na Carrer de la Marina, com formas orgânicas e elementos esculturais que narram os primeiros anos de vida de jesus e mostram vários elementos da natureza, como folhas, animais e frutas.
É a única fachada finalizada antes da morte de Gaudí.
A fachada tem 3 portas, a Porta da Caridade, a Porta da Esperança e a Porta da Fé.






FACHADA DA PAIXÃO
Fica na Carrer Sardenya, e foi inteiramente construida depois da morte de Gaudí.
Ela mostra os últimos dias da vida de Jesus, com cenas do sofrimento passado por ele.






FACHADA DA GLÓRIA
Fica na Carrer Mallorca e ainda está em construção.
Quando estiver finalizada, será a entrada principal  e monumental do templo.
As portas desta fachada já estão no lugar e mostram frases do Pai Nosso em 50 idiomas diferentes.

Portas da fachada Gória


INTERIOR
É simplesmente impressionante!
A começar pelo grande espaço central, que traz uma sensação de paz incrível.
As colunas enormes que apoiam o templo, parecem troncos de árvores, e por eles passam os raios de sol como em uma floresta.
Eu fiquei impressionada pela luz que entra no templo, é simplesmente incrível o estudo sobre iluminação natural que este gênio fez.
Os vitrais coloridos por onde a luz passa, representam a ressurreição, os santos e os santuários. Lindos!











MUSEU
No sótão do templo, você pode visitar um museu que expõe planos, desenhos, maquetes e vários objetos da Sagrada Família e também de outras obras de Gaudí.

Mil desculpas pelo post tamanho família, mas este lugar me emociona sempre, e não foi diferente na hora de fazer este post.
Achei que deveria mostrar um pouquinho desta maravilha para quem ainda não teve a oportunidade de visitar.
E aguardem que já já tem mais posts sobra a viagem!
Quem quiser ver os outros posts DIÁRIO DE VIAGEM aqui do blog, clique aqui!
Bjo bjo


CONVERSATION

1 COMENTÁRIOS::

  1. MU online top you could wager as regularly as you like, so long as your wager is equal to the minimal for the desk, for inner bets, or have the identical minimal as the table for out of doors bets. interior bets typically feature one quantity or some numbers. outdoor bets cover large sections of the wheel. Mu online private servers have payouts which are lower than inside bets!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.